É um ministério que busca trazer as verdades da Palavra de Deus de forma acessível e relevante para as crianças, ajudando-as a desenvolver um relacionamento pessoal com Jesus Cristo.
O Ministério Infantil envolve cultos infantis, atividades lúdicas, ensino bíblico, motivação e acompanhamento espiritual, seguindo o crescimento e a formação espiritual das crianças.
O que a Bíblia diz sobre Ministério Infantil
Como visto anteriormente, a Bíblia fala acerca do Ministério, um chamado divino para servir a Deus e ao próximo.
Desta forma, quando falamos em Ministério Infantil, é importante entendermos que estamos falando de um chamado para servir a Deus e as crianças, especificadamente.
Sendo assim, é fundamental entendermos e compreendermos claramente como o próprio Jesus fala a respeito deste Ministério, de como servir, tratar e ensinar as crianças.
Para tanto, nada melhor do que aprendermos com o próprio Senhor.
Como Jesus vê as crianças à luz da Bíblia
A Bíblia nos ensina que Jesus valorizava e amava as crianças.
Ele as acolhia e as abençoava, reconhecendo sua importância e pureza.
Em Marcos 10:14, Jesus disse: “Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais; porque delas é o Reino de Deus”.
Ele as enxergava como modelos de humildade e confiança, e nos ensinava a recebê-las com amor e atenção.
Quando tentavam impedir as crianças de se achegarem à Ele, por pensarem que elas não tinham tanta importância, que eram apenas crianças, que incomodariam o Mestre, os discípulos foram repreendidos pelo próprio Jesus.
Ainda, em Mateus 19:14, Jesus diz: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”.
Ele valorizava a fé e a simplicidade das crianças, convidando-as a se achegarem a Ele.
Em Mateus 18:1-6 Jesus ao responder a pergunta dos discípulos sobre quem era o maior no reino dos céus, chama um menino e põe no meio deles e diz:
“Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe. Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar”.
Veja o amor que Jesus tem pelas crianças, afirmando que qualquer que receber em seu nome uma criança, a ele próprio o recebe.
Ainda, Jesus repreende arduamente quem escandalizar, arruinar espiritualmente uma criança que crê Nele.
Nota-se o amor e o cuidado que o próprio Jesus tinha e tem para com as crianças.
Leia também Ministério Infantil: Como começar, Dicas e Orientações
Como o próprio Deus requer que ensinemos as crianças
Deus nos dá uma direção clara sobre a responsabilidade de ensinar e guiar as crianças em seu caminho.
Em Deuteronômio 6:6-7, é dito: “Estas palavras que hoje te ordeno espera no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”.
Deus nos chama para ensinar as crianças sobre sua Palavra, encorajando-as a viver uma vida de fé e obedecendo.
Além de orientar os pais a ensinarem diligentemente seus filhos sobre os mandamentos e princípios de Deus, em Provérbios 22:6, somos instruídos a treinar as crianças no caminho em que devem andar, para que, quando crescerem, não se desviem dele.
É nosso dever como cristãos transmitir a verdade bíblica às crianças, ajudando-as a conhecer, amar e seguir a Deus, protegendo-as da influência do mundo e de Satanás.
Conclusão
Vendo como o próprio Jesus tratava as crianças, como Ele próprio ensinava e repreendia àqueles que impediam as crianças de se achegarem a Ele, temos um exemplo claro de Ministério Infantil na Bíblia.
Como visto, a Bíblia nos ensina que Jesus via as crianças com amor e apreço, e nos chama a fazer o mesmo.
Ele nos exorta a ensiná-las sobre Deus, sua Palavra e a maneira de viver em conformidade com sua vontade.
Que aceitemos o chamado de Jesus para o Ministério Infantil, investindo tempo e esforço para guiar e ensinar as crianças, para que elas possam conhecer e seguir a Cristo ao longo de suas vidas.